top of page

Apartamento Ibirapuera

O apartamento Ibirapuera está localizado em um tradicional edifício modernista construído na década de 1960. Quando os clientes nos procuraram, sua intenção era realizar uma reforma que mantinha características originais do apartamento - como o piso de taco e o pé direito alto, ao mesmo tempo que trazia intervenções atuais que valorizam sua arquitetura modernista.

 

A intervenção espacial mais profunda aconteceu na sala, onde retiramos algumas paredes para ampliá-la, incorporando parte da antiga área de serviço. Sendo um prédio baixo, a maior parte das alvenarias é estrutural. O desenho da planta original está marcado através do reforço estrutural metálico e de uma lâmina de parede que foi preservada, como se fosse um pilar. 

 

Com esta parede criamos uma estante vazada que faz a transição entre sala de estar, jantar e cozinha, delimitando espaços que se comunicam visualmente e ampliam as áreas comuns do apartamento.  Assim, conseguimos também alcançar a janela para o interior do prédio, onde foi criada uma área semelhante a uma varanda, com direito a uma rede e uma jardineira.

 

A cozinha foi integrada à sala, e a comunicação é feita através de um balcão. Assim como no restante do apartamento, optamos por materiais que remetem à época de construção do prédio, como ladrilho hidráulico, cimento e compensado de madeira. 

 

Conforme o padrão da época, o apartamento possui apenas um banheiro muito amplo. Optamos por mantê-lo e trazer de volta a banheira, desta vez feita de alvenaria. Onde existia o banheiro de serviço, criamos um lavabo que é acessado pela sala. 

 

Para organizar todos os espaços de acordo com as necessidades dos clientes, foi desenvolvido um projeto de marcenaria que percorreu todo o apartamento. O material predominante foi o compensado, alternando entre a madeira natural e variações de cor. Escritório, sala de televisão, áreas molhadas e quarto receberam móveis pensados para que cada objeto encontre seu lugar. Destacamos o conjunto de buffet e painel da sala de jantar, feito em compensado, onde os clientes guardam seu acervo de objetos e imagens , que foram adquiridos ao longo dos anos através de viagens, trabalho e amigos.

Ficha Técnica

Projeto em parceria com  Pedro Vieira
Localização: Belo Horizonte - MG
-
Ano de conclusão: 2021
Área bruta construída: 120 m2
Programa: Arquitetura de interiores para apartamento
-

Fotos: Henrique Queiroga   
  • Instagram
bottom of page