100% Minas

A 100% Minas é uma mostra dedicada ao design autoral mineiro. Nela, fui responsável pelo Projeto de Cenografia e Assistência de Curadoria.
A curadoria evidencia a diversidade e a riqueza da produção local, reunindo trabalhos de designers independentes, da indústria, de artesãos, ceramistas, serralheiros e marceneiros que operam de maneira singular. Esta abordagem reflete a amplitude e a profundidade do talento criativo em Minas Gerais.
Diversidade de materiais e processos
As 29 peças que fazem parte desta edição destacam uma pluralidade de matérias-primas e processos produtivos e manifestam uma consciência dos desafios ambientais contemporâneos. Desde o resgate de tradições e saberes ancestrais até a aplicação de técnicas inovadoras, os criativos demonstram uma capacidade notável de transformar materiais em obras de que são ao mesmo tempo funcionais e expressivas.
Impacto
Uma das categorias da mostra aborda o impacto positivo do design. Nesta seção, as peças expostas não apenas encantam pelo seu valor estético, mas também convidam à reflexão sobre sustentabilidade e atuação com grupos de artesãos e comunidades. A curadoria enfatiza como o design pode ser um agente de mudança, promovendo práticas sustentáveis e contribuindo para o bem-estar das comunidades.
Profissionais em início de carreira
Reconhecendo a importância de incentivar novas vozes, a 100% Minas dedica uma categoria especial a profissionais com até cinco anos de carreira. Este espaço é uma plataforma para talentos emergentes que desafiam e enriquecem o cenário do design em Minas Gerais com novas perspectivas.
Inéditos de designers estabelecidos
A mostra também presta homenagem aos profissionais já estabelecidos, apresentando trabalhos inéditos que refletem a maturidade e a constante evolução desses criativos. Aqui, o público tem a oportunidade de ver em primeira mão as novas direções e experimentações daqueles que têm sido pilares do design mineiro.
Bordado e cerâmica
Uma seção especial da mostra, curada por Mary Arantes, apresenta uma interseção entre o bordado e a cerâmica, destacando a forma como essas duas disciplinas se complementam e enriquecem mutuamente. A integração traz a dimensão de tradição, técnica e identidade cultural em diálogo com as inovações, matérias, formas e funcionalidades do design.
A edição 2024 fez parte da programação da Casa Cor Minas e aconteceu entre 27/07 e 15/09 no Espaço 356.






